terça-feira, 16 de agosto de 2016

As Sete Linhas de Umbanda - A Religião dos Mistérios





A umbanda sagrada que denominamos natural, pois naturais são os sagrados Orixás, senhores da natureza, que se adaptam as concepções humanas, amoldando-se a todos em suas evoluções. Sete são as essências, sete orixás, sete sentidos da vida.

O Setenário sagrado é a manifestação de Deus que nos chega através das essências originais, a ele nada escapa, através dele tudo se manifesta irradiando em todas criaturas e seres. Os sete sentidos chegam por meio das quatro vibrações (mentais, sonoras, energéticas e magnéticas).

A coroa Divina é formada pelas essências divinas, onde cada uma delas atua em todos os níveis, e em cada um deles assume um sentido. Não existe Umbanda sem orixás, e orixás não existem se não estiverem assentados na natureza. Olorum se manifesta por meio das essências assentadas na Coroa Divina, e chega até nos como sentimentos (Fé, Amor, Justiça, Equilíbrio, Evolução, Saber e Geração). Os tronos naturais  ativam poderes, que ativam os seres divinos responsáveis pela faixa vibratória, tanto positiva quanto negativa, e tudo reflete na Coroa Divina.

As 7 linhas encontram fundamento nos 7 Orixás ancestrais que chamamos de básicos, pois a partir deles que os desdobramentos dos polos magnéticos  começam a ocorrer e a diferenciar um orixá positivo de seu par magnético negativo de uma mesma linha de força, onde ambos manipulam energias entre si.

Os Orixás ancestrais não são divindades naturais, mas um estado do Divino Criador, temos sete orixás ancestrais, ou senhores do alto do Altíssimo, onde estamos ligamos por meio das sete essências divinas. Eles só se manifestam de dentro pra fora, e são a ligação direta do filho com o Pai, onde os tronos regentes estão assentados, são as sementes Divinas que todos nós possuímos. O orixá ancestral, orixá de frente e o orixá equilibrador são o triângulo de força que rege a vida de todos, "Olorum atua em tudo e em todos, o tempo todo, em todos os sentidos, durante todo o tempo". Orixás naturais são os regentes das dimensões onde a vida a processa, são puros, só vibra oque tem a sua dimensão, o tempo todo, durante todo tempo.

Orixá
Par Magnetico
Linha
Essência
Vibração
Oxalá
Logunan
Cristalino
Íntimo
Oxum
Oxumaré
Mineral
Amor
Cachoeiras
Oxossí
Obá
Vegetal
Conhecimento
Matas
Ogum
Iansã
Aérea
Lei
Caminhos
Xangô
Egunitá
Ígnea
Justiça
Montanhas
Obaluaê
Nanã
Telúrica
Evolução
Campos
Iemanjá
Omolu
Aquática
Geração
Águas


Mistérios da Umbanda

Mistério é tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender e aprender em sua totalidade. Magnetismo é a qualidade divina que dá origem a tudo, é um fator divino, um mistério é a combinação de fatores ou magnetismos. Na natureza, algumas coisas se combinam, outras se neutralizam e outras se anulam e combinam, dando origem a novas coisas.
Mistério Exu

O mistério Exu é polêmico justamente por que atua de forma dual, é tido como uma divindade da mesma grandeza que Orixá. Exu é o mensageiro das ordens e vontades dos Orixás, se não puder solucionar uma pendência, manterá em suspenso até que surjam as condições ideais para encerrá-lá.

Exu é o vigor que ativa todos os sentidos de um ser, estimula-o, excita-o até mover-se e buscar algo novo, em todos os campos, e pela Lei Maior o ativa e ele começa a atuar como paralisador ou esgotador de carmas grupais ou individuais. Não tem livre iniciativa de auto ativar-se, ou alguém o ativa ou permanece neutro. Lúcifer, do trono cósmico punidor, é o senhor das ilusões, dos fanáticos e dos revoltosos religiosos !

O símbolo do Exu é o tridente, usado como arma para irradiar energia, que perfura a aura de uma pessoa, desequilibrando sua vibração e seu magnetismo. Exu é a divindade regente do fator vigor, já Pomba gira irradia o fator Desejo, fatores que se completam, por que vigor sem desejo não se torna ativo, e desejo sem vigor logo se esgota.

Exu é um ser natural que gera em si o fator vitalizador e tanto pode vitalizar como desvitalizar os seres, sendo que esse fator é uma qualidade de Deus, que não é encontrado nos outros orixás. Ele ocupa um lugar a esquerda do médium, ele é uma das forças que atua sobre o negativo de qualquer pessoa, é considerado o elo do filho de fé com seu orixá, sendo mensageiro que leva nossos pedidos. Exu só age se for pago simbolicamente com uma oferenda, com isso ele se exime de culpa pela ação negativa, quem pagou é o culpado!!

Os Exus que trabalham nesses centros são aqueles que já evoluiram o suficiente para perceberem que servir a luz pode ser trabalhoso, mas é compensador. Sua função é guardar os locais de trabalho de ordem espiritual, proceder com a limpeza astral, levando embora espíritos que ainda não tenham merecimento para receber amparo da luz. È preciso separar Exu dos demônios infernais, que luta para apagar toda luz da face da Terra, Exu é apenas o executor da Lei, está submetido as Leis da Natureza.

Mistério Exu Mirim

São instintivos e guiam-se pelos instintos, não respeitando muito as hierarquias de trabalhos espirituais, mas são presas fáceis de poderosos seres das trevas humanas, que os atraem e os usam em suas magias negras, ativadas por seus magos negros encarnados, é um mistério cósmico poderosíssimo, se bem direcionado, e perigosismo, se mal utilizado.

Mistério Pomba gira

É um elemento mágico, agente cármico, assentado  a esquerda da religião Umbanda, que gera e irradia o fator "desejo" e completa o fator vigor, ela desperta o desejo em todos os sentidos da vida. O campo do conhecimento sobre o mistério desejo foi fechado, devido a sua desvirtualização e pejorativa com o sexo, feita por religiões abstratas. Se os mistérios desejo e vigor são usados indevidamente, perdem suas grandezas e tornam-se paixões devastadoras e vigores atormentadores, voltando-se contra os que os desvirtualizaram. Pomba gira e Exu atuam a partir do emocional do médium, sem uma doutrinação madura, pode acontecer de médiuns extravasarem seus emocionais durante as manifestações.

As Linhas de Ação e Reação na Umbanda 

A Umbanda Sagrada é uma via evolutiva, pois a quantidade de espíritos que afluem para ela é tão grande que foi preciso crias linhas espirituais para acomoda-los. Os espíritos se assentaram a direita e a esquerda dos sagrados orixás e servem trabalhando em beneficio da evolução da humanidade, tanto dos espíritos encarnados quanto dos desencarnados. As entidades que atuam na Umbanda, vêem de todos os lugares da Terra, é uma religião aberta a todos os espíritos, encarnados e desencarnados. Por isso, tanto os negros africanos, como os índios já desencarnados se uniram a o Ritual da Umbanda, cada um entra com o seu saber, poder e magia, mas todos seguem as mesmas ordem de trabalho.

As entidades não se incomodam em se manifestar em templos humildes, cômodos pequenos, a beira mar, nas cachoeiras, ou mesmo numa reunião familiar, estão dispostos a nos ouvir e a ensinar, tem um saber muito grande,  e paciência com nossos erros, e não se incomodam com a nossa ignorância a respeito dos mistérios sagrados.


Linhas de Trabalho na Umbanda

As linhas de trabalho obedecem irradiações divinas, buscam a evolução.

                                                          Mistério Caboclo

São espíritos incorporados as hierarquias regidas pelos Orixás Intermediadores, vindo de todas as religiões e diversas formações teológicas e culturais, também conhecidos como “caçadores e catequizadores de almas”, deles emanam o sentimento da força para lutar e vencer qualquer situação, formado pelos nossos índios, os Tupis, os Guaranis, os Tapuias, os Xavantes, algumas nações de índios norte-americanos e também guerreiros africanos, todos combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia negativa, transmitindo ao seguidor umbandista a segurança e a força do braço forte de um pai.

                                                     Baianos na Umbanda

Trabalham em todas as radiações, atuam nas 7 linhas, são espíritos alegres, brincalhões, descontraídos, chegados em trabalho de quebra de magia, de quimbanda, suas oferendas devem ser feitas próximo a pés de coqueiros ou ponto de força dos orixás que os regem.

                                                    Ciganos na Umbanda

Sua origem parece ser o antigo Egito, Europa Central ou Índia, uma linha espiritual em expansão, até na linha da esquerda, como Senhor Exu Cigano e Senhora Pomba gira Cigana, louvam Santa Sarah Kali-yê, regidos por orixás temporais (Oyá, Iansã e Oxalá).

                                                           Eres os Ibejis

Linha das crianças, trabalham sob influência do ar, alegres e expansivos, do fogo, são irritáveis facilmente; da Terra, são caladas; da água, linha de Iemanjá ou Oxum, são carinhosas, melodiosas no falar, são muito antigas e tem mais poder do que imaginamos, o seu poder de ação fica oculto. Não gostam de desmanchar demandas, nem fazer desobsessões, preferem consultas, onde vão equilibrando e modificando a vibração dos pontos de energia do corpo humano. Na Umbanda são regidos pelo orixá Oxumaré, que é o orixá da renovação da vida nas dimensões naturais.

                                                      Boiadeiros na Umbanda

Esses espíritos já foram Exus, atuam nas linhas regidas por Ogum, nos caminhos e por Oyá, nas campinas, atuam como refreadores do baixo astral, são aguerridos, demandadores e rigorosos no trato de espíritos trevosos. Seu símbolo é o laço e o chicote, atuam nas 7 linhas, descritos como Caboclos da Lei, atuam na irradiação da Lei.

                                                         Linhas das Sereias

São seres que nunca encarnaram, seres naturais, regidas por Iemanjá, Oxum e Nanã, as Ondinas são as mais velhas regidas por Nanã, as encantadas elementais aquáticas são regidas por Oxum, elas tem poder de limpeza, purificação e descarga de energias negativas, elas não falam, só emitem um canto, um mantra aquático, diluidor de energias, vibrações, são ótimas para anular magias negativas, afastar obsessores e espíritos desequilibrados, são poderosas para limpeza de lares e para harmonização de casais e famílias.

                                                    Marinheiros na Umbanda

São espíritos alegres e cordiais, seu magnetismo aquático lhes dão a impressão de que o solo está se movendo sob seus pés, são espíritos de antigos piratas, marujos, pescadores, capitães do mar, são regidos por Iemanjá e Oxalá, mas atuam sob irradiação de Iansã, Oxum, Obaluaiê, trabalham dando a impressão de estar bêbados e gostam de tomar um rum enquanto dão consultas, são ótimos para casos de doenças, cortas demandas e descarregar locais de trabalho espiritual.

                                                Pretos Velhos na Umbanda

São espíritos elevadíssimos que se manifestam sob a aparência de negros escravos, trazendo exemplo de humildade e simplicidade da alma, atuam nas 7 linhas, trabalham a evolução nos 7 sentidos da vida, despertam a paz, a tranquilidade, a esperança, a perseverança, remetendo a reflexão de nossa própria natureza íntima, com sua sabedoria e paciência, traz sempre uma palavra de fé e de consolo.


Postado por Alexandre Carvalho.

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