A umbanda sagrada que denominamos natural, pois naturais são os sagrados
Orixás, senhores da natureza, que se adaptam as concepções humanas,
amoldando-se a todos em suas evoluções. Sete são as essências, sete orixás,
sete sentidos da vida.
O Setenário sagrado é a manifestação de Deus que nos chega através das
essências originais, a ele nada escapa, através dele tudo se manifesta
irradiando em todas criaturas e seres. Os sete sentidos chegam por meio das
quatro vibrações (mentais, sonoras, energéticas e magnéticas).
A coroa Divina é formada pelas essências divinas, onde cada uma delas
atua em todos os níveis, e em cada um deles assume um sentido. Não existe
Umbanda sem orixás, e orixás não existem se não estiverem assentados na
natureza. Olorum se manifesta por meio das essências assentadas na Coroa
Divina, e chega até nos como sentimentos (Fé, Amor, Justiça, Equilíbrio,
Evolução, Saber e Geração). Os tronos naturais ativam poderes, que ativam os seres divinos
responsáveis pela faixa vibratória, tanto positiva quanto negativa, e tudo
reflete na Coroa Divina.
As 7 linhas encontram fundamento nos 7 Orixás ancestrais que chamamos de
básicos, pois a partir deles que os desdobramentos dos polos magnéticos começam a ocorrer e a diferenciar um orixá
positivo de seu par magnético negativo de uma mesma linha de força, onde ambos
manipulam energias entre si.
Os Orixás ancestrais não são divindades naturais, mas um estado do
Divino Criador, temos sete orixás ancestrais, ou senhores do alto do Altíssimo,
onde estamos ligamos por meio das sete essências divinas. Eles só se manifestam
de dentro pra fora, e são a ligação direta do filho com o Pai, onde os tronos
regentes estão assentados, são as sementes Divinas que todos nós possuímos. O
orixá ancestral, orixá de frente e o orixá equilibrador são o triângulo de
força que rege a vida de todos, "Olorum atua em tudo e em todos, o
tempo todo, em todos os sentidos, durante todo o tempo". Orixás
naturais são os regentes das dimensões onde a vida a processa, são puros, só
vibra oque tem a sua dimensão, o tempo todo, durante todo tempo.
Orixá
|
Par
Magnetico
|
Linha
|
Essência
|
Vibração
|
Oxalá
|
Logunan
|
Cristalino
|
Fé
|
Íntimo
|
Oxum
|
Oxumaré
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Mineral
|
Amor
|
Cachoeiras
|
Oxossí
|
Obá
|
Vegetal
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Conhecimento
|
Matas
|
Ogum
|
Iansã
|
Aérea
|
Lei
|
Caminhos
|
Xangô
|
Egunitá
|
Ígnea
|
Justiça
|
Montanhas
|
Obaluaê
|
Nanã
|
Telúrica
|
Evolução
|
Campos
|
Iemanjá
|
Omolu
|
Aquática
|
Geração
|
Águas
|
Mistérios
da Umbanda
Mistério é tudo aquilo que a inteligência
humana é incapaz de explicar ou compreender e aprender em sua totalidade. Magnetismo
é a qualidade divina que dá origem a tudo, é um fator divino, um mistério é
a combinação de fatores ou magnetismos. Na natureza, algumas coisas se
combinam, outras se neutralizam e outras se anulam e combinam, dando origem a
novas coisas.
Mistério Exu
O mistério Exu é polêmico justamente por que atua de forma
dual, é tido como uma divindade da mesma grandeza que
Orixá. Exu é o mensageiro das ordens e vontades dos Orixás, se não puder
solucionar uma pendência, manterá em suspenso até que surjam as condições
ideais para encerrá-lá.
Exu é o vigor que ativa todos os sentidos de um ser, estimula-o, excita-o até mover-se e buscar algo novo, em todos os
campos, e pela Lei Maior o ativa e ele começa a atuar como paralisador ou
esgotador de carmas grupais ou individuais. Não tem livre iniciativa de
auto ativar-se, ou alguém o ativa ou permanece neutro. Lúcifer, do trono
cósmico punidor, é o senhor das ilusões, dos fanáticos e dos revoltosos
religiosos !
O símbolo do Exu é o tridente, usado como arma para irradiar
energia, que perfura a aura de uma pessoa, desequilibrando sua vibração e seu
magnetismo. Exu é a divindade regente do fator vigor, já Pomba gira
irradia o fator Desejo, fatores que se completam, por que vigor sem desejo
não se torna ativo, e desejo sem vigor logo se esgota.
Exu é um ser natural que gera em si o fator vitalizador e tanto
pode vitalizar como desvitalizar os seres, sendo que esse fator é uma
qualidade de Deus, que não é encontrado nos outros orixás. Ele ocupa um
lugar a esquerda do médium, ele é uma das forças que atua sobre o negativo
de qualquer pessoa, é considerado o elo do filho de fé com seu orixá, sendo
mensageiro que leva nossos pedidos. Exu só age se for pago
simbolicamente com uma oferenda, com isso ele se exime de culpa pela ação
negativa, quem pagou é o culpado!!
Os Exus que trabalham nesses centros são aqueles que já
evoluiram o suficiente para perceberem que servir a luz pode ser
trabalhoso, mas é compensador. Sua função é guardar os locais de trabalho de
ordem espiritual, proceder com a limpeza astral, levando embora espíritos que
ainda não tenham merecimento para receber amparo da luz. È preciso separar
Exu dos demônios infernais, que luta para apagar toda luz da face da Terra,
Exu é apenas o executor da Lei, está submetido as Leis da Natureza.
Mistério Exu Mirim
São instintivos e guiam-se pelos instintos, não respeitando muito
as hierarquias de trabalhos espirituais, mas são presas fáceis de poderosos
seres das trevas humanas, que os atraem e os usam em suas magias negras,
ativadas por seus magos negros encarnados, é um mistério cósmico poderosíssimo,
se bem direcionado, e perigosismo, se mal utilizado.
Mistério Pomba gira
É um elemento mágico, agente cármico, assentado a esquerda da religião Umbanda, que gera e
irradia o fator "desejo" e completa o fator vigor, ela desperta
o desejo em todos os sentidos da vida. O campo do conhecimento sobre o
mistério desejo foi fechado, devido a sua desvirtualização e
pejorativa com o sexo, feita por religiões abstratas. Se os mistérios desejo
e vigor são usados indevidamente, perdem suas grandezas e tornam-se paixões
devastadoras e vigores atormentadores, voltando-se contra os que os
desvirtualizaram. Pomba gira e Exu atuam a partir do emocional do
médium, sem uma doutrinação madura, pode acontecer de médiuns extravasarem
seus emocionais durante as manifestações.
As Linhas de Ação e Reação na Umbanda
A Umbanda Sagrada é uma via evolutiva, pois a quantidade
de espíritos que afluem para ela é tão grande que foi preciso crias linhas
espirituais para acomoda-los. Os espíritos se assentaram a direita e a esquerda
dos sagrados orixás e servem trabalhando em beneficio da evolução da
humanidade, tanto dos espíritos encarnados quanto dos desencarnados. As
entidades que atuam na Umbanda, vêem de todos os lugares da Terra, é uma
religião aberta a todos os espíritos, encarnados e desencarnados. Por isso, tanto os negros africanos, como os índios já desencarnados se uniram a o Ritual
da Umbanda, cada um entra com o seu saber, poder e magia, mas todos seguem as
mesmas ordem de trabalho.
As entidades não se incomodam em se manifestar em templos humildes,
cômodos pequenos, a beira mar, nas cachoeiras, ou mesmo numa reunião familiar,
estão dispostos a nos ouvir e a ensinar, tem um saber muito grande, e paciência com nossos erros, e não se
incomodam com a nossa ignorância a respeito dos mistérios sagrados.
Linhas de Trabalho na Umbanda
As linhas de trabalho obedecem irradiações divinas, buscam a evolução.
Mistério Caboclo
São espíritos incorporados as hierarquias regidas pelos Orixás
Intermediadores, vindo de todas as religiões e diversas formações teológicas e
culturais, também conhecidos como “caçadores e catequizadores de almas”,
deles emanam o sentimento da força para lutar e vencer qualquer situação,
formado pelos nossos índios, os Tupis, os Guaranis, os Tapuias, os Xavantes, algumas nações de índios norte-americanos e também guerreiros
africanos, todos combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia
negativa, transmitindo ao seguidor umbandista a segurança e a força do braço
forte de um pai.
Baianos na Umbanda
Trabalham em todas as radiações, atuam nas 7 linhas, são espíritos alegres, brincalhões, descontraídos, chegados em trabalho de quebra de
magia, de quimbanda, suas oferendas devem ser feitas próximo a pés de coqueiros
ou ponto de força dos orixás que os regem.
Ciganos na Umbanda
Sua origem parece ser o antigo Egito, Europa Central ou Índia, uma linha
espiritual em expansão, até na linha da esquerda, como Senhor Exu Cigano e
Senhora Pomba gira Cigana, louvam Santa Sarah Kali-yê, regidos por orixás
temporais (Oyá, Iansã e Oxalá).
Eres os Ibejis
Linha das crianças, trabalham sob influência do ar, alegres e
expansivos, do fogo, são irritáveis facilmente; da Terra, são
caladas; da água, linha de Iemanjá ou Oxum, são carinhosas, melodiosas
no falar, são muito antigas e tem mais poder do que imaginamos, o seu poder de
ação fica oculto. Não gostam de desmanchar demandas, nem fazer desobsessões,
preferem consultas, onde vão equilibrando e modificando a vibração dos pontos
de energia do corpo humano. Na Umbanda são regidos pelo orixá Oxumaré, que é o orixá
da renovação da vida nas dimensões naturais.
Boiadeiros na Umbanda
Esses espíritos já foram Exus, atuam nas linhas regidas por Ogum,
nos caminhos e por Oyá, nas campinas, atuam como refreadores do
baixo astral, são aguerridos, demandadores e rigorosos no trato de espíritos
trevosos. Seu símbolo é o laço e o chicote, atuam nas 7 linhas, descritos
como Caboclos da Lei, atuam na irradiação da Lei.
Linhas das Sereias
São seres que nunca encarnaram, seres naturais, regidas por
Iemanjá, Oxum e Nanã, as Ondinas são as mais velhas regidas por
Nanã, as encantadas elementais aquáticas são regidas por Oxum, elas tem poder
de limpeza, purificação e descarga de energias negativas, elas não falam,
só emitem um canto, um mantra aquático, diluidor de energias,
vibrações, são ótimas para anular magias negativas, afastar obsessores e espíritos desequilibrados, são poderosas para limpeza de lares e para
harmonização de casais e famílias.
Marinheiros na Umbanda
São espíritos alegres e cordiais, seu magnetismo aquático
lhes dão a impressão de que o solo está se movendo sob seus pés, são
espíritos de antigos piratas, marujos, pescadores, capitães do mar, são regidos
por Iemanjá e Oxalá, mas atuam sob irradiação de Iansã, Oxum, Obaluaiê,
trabalham dando a impressão de estar bêbados e gostam de tomar um rum enquanto
dão consultas, são ótimos para casos de doenças, cortas demandas e descarregar
locais de trabalho espiritual.
Pretos Velhos na Umbanda
São espíritos elevadíssimos que se manifestam sob a aparência de
negros escravos, trazendo exemplo de humildade e simplicidade da alma,
atuam nas 7 linhas, trabalham a evolução nos 7 sentidos da vida, despertam a
paz, a tranquilidade, a esperança, a perseverança, remetendo a reflexão de
nossa própria natureza íntima, com sua sabedoria e paciência, traz sempre uma
palavra de fé e de consolo.
Postado por Alexandre Carvalho.
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